ECONOMIA

Tudo é de domínio público e serve para atender as necessidades coletivas.É formada pelo esforço da coletividade para atender suas necessidades Físicas, Mentais e Espirituais.
“Dê a Cezar o que é de Cezar, dê a Deus que é de Deus”.O Imperador é a necessidade, o restante pertence ao Espírito da Natureza abundante seguindo a ordem natural: 1) A existência, autoridade; 2) A auto-estima, vontade; 3) A necessidade, paixão;   4) A criatividade, autonomia;  5) A compreensão, entender;  6) Sensibilidade, tornar sólido, concretizar;  7) A Satisfação, alegria. O Imperador “impera sobre a dor”, ele supre a sua necessidade e desapega para que outro indivíduo natural possa suprir a sua.
Como a Natureza do Universo a economia segue os mesmos princípios, tem sua origem natural na existência, seguido da vontade de sobrevivência depois a necessidade. Levantar dados, racionalizando com Criatividade, análise com sabedoria e ordenação. Agora a ação para então satisfazer.
O Sistema “Just in time” de produção das empresas segue estes princípios, que é o de atender as carências de seus clientes no tempo correto permitindo a estes, equilíbrio e tranqüilidade na satisfação de suas necessidades. O Cliente passa a ser Rei, o imperador (Cezar), sua necessidade é que determina a produção.
O mesmo ocorre na condução da nossa estrutura econômica, os produtores ocupam-se em atender as necessidades de consumo da população em quantidades adequadas evitando desperdícios. Esta por sua vez, valoriza os esforços dos produtores, satisfaz-se alternando seus gastos conforme o abastecimento sazonal de maneira equilibrada e, saudável, com a produção local transformando-se num consumo produtivo. Aproveitam os produtos no momento em que são ofertados, migrando da idéia de consumir o que gostam para gostar do que consomem.Para ajustes entre produção/ distribuição/ satisfação dos clientes, são usados mecanismos de entendimento das partes onde a Gentileza impera e também os consumidores com reservas abastecem os carentes harmonizando o mercado.
Economia individual - As necessidades coletivas de sobrevivência exigem esforços individuais, estes geram recompensas proporcionadas pelas partes beneficiadas, possibilitam a formação da estrutura econômica individual que são reconhecidos e respeitados pela população.
Negócios - A população apta a trabalhar e prestar serviços está autorizada quando achar conveniente a, produzir, comercializar livremente qualquer produto considerado pelo consenso da sociedade local como ético e moral.
Relações de Trabalho - As tarefas realizadas são merecedoras de recompensa, aquele que presta algum serviço decide o custo de sua mão de obra e é livre para prestá-lo ou não. Em qualquer negociação sempre existe consenso e as partes saem satisfeitas.
Todos são autônomos, as prestações de serviço seguem o critério de livre negociação de valores com acordos verbais e prazos indeterminados. Cessam todas as relações no momento que uma das partes se mostrarem desinteressada na continuidade desfazendo-se todos os vínculos de negócio.
A relação aberta entre as partes permite a todos uma verificação permanente da satisfação do empreendedor obtendo os resultados pretendidos e, do colaborador valorizado pela sua eficácia.
Toda pessoa com intenção profissional que não está conseguindo conduzir sua vida de maneira social integrada, mantendo sua sustentabilidade pessoal é acompanhada pela Coordenação Pública, orientada, amparada profissionalmente até conquistar sua autonomia. Ou seja, manter todas as despesas com moradia, reservas econômicas, também alimentação, roupas, esporte, diversões, saúde, escola para os filhos, vida social que são fornecidos pela iniciativa privada.
Economia Pública – A manutenção do Todo Econômico, a Estrutura Pública é mantida por doações espontâneas da população, o referencial indispensável para sua sobrevivência, então para sua colheita ser farta, abundante, pode plantar suas sementes ininterruptamente em solo fértil e que seus frutos colhidos por todos indistintamente. Serve para manter os gastos públicos, garantir a sustentabilidade, super valorizar o esforço da mão-de-obra, e a emissão de moeda, o Libre.
Libre L$ - Cédula pública de valor econômico, moeda local de troca, seu valor é determinado exclusivamente por produção de bens/serviços, ou seja, [ex: 1 (um) libre vale 1 kg arroz, 2 (dois) kg de aipim, 1 (um) kg feijão] assim sucessivamente.
NoPrograma de Arrecadação Pública o contribuinte doa espontaneamente seus excedentes econômicos para a Coordenação e estes recursos são administrados seguindo decisões doseu conselho de economia. Destes valores econômicos acumulados, 50% (cinqüenta por cento) são utilizados diretamente na administração e suas demandas com, pessoal, manutenção, investimentos públicos, pesquisas, educação, moradias,inclusão profissional da população e despesas.
Os investimentos exitosos da Coordenação Pública e os outros 50% (cinqüenta por cento) provenientes de arrecadações são utilizados para proporcionar aos doadores, “Bônus”, no dobro do valor econômico da doação efetuada, que servem para compra de produtos/serviços produzidos na Comunidade. Sua emissão segue uma ordem cronológica (geração, grupo, data) e são emitidos sempre que existe disponibilidade de recursos econômicos programados para o Bônus.As doações são valorizadas em L$ 10,00(dez libres) por cada geração, ou seja, para uma doação de L$ 100,00(cem libres) sãolançadas em 10 gerações diferentes. Em momento oportuno, são emitidos 10(dez) Bônus de L$ 20,00(vinte libres), obedecendo à ordem cronológica das gerações, sempre que houver disponibilidade econômica destinada para o resgate dos Bônus.
A emissão do bônus tem como objetivode incentivar as doações espontâneas que servem para solidez econômica, investimentos, manutenção e despesas públicas,também supervalorizar o esforço produtivo, as pessoas que produzem qualquer coisa em qualquer lugar e contribuem, são justamente recompensadas. Em períodos de enfermidades, frustrações de colheitas, entre safras, possíveis intempéries, perdas por efeitos climáticos, catástrofes, momentos dedicados à voluntariedade, mestria, serviços públicos, serviços sociais, investimentos, férias, aposentadoria são garantidos pelo programa de arrecadação de doações do sistema produtivo e todos se mantêm economicamente com o esforço coletivo.
Bônus – São direitos de aquisição de bens/serviços locais. Estes Bônus são emitidos com prazo de validade de 30(trinta) dias para cumprir seu propósito funcional. Podem ser utilizados em locais conveniados com produção ou revenda de produtos locais como: fábricas, comércios de produtos locais, gráficas, lancherias, restaurantes, hotéis, rádios, jornais, consultas médicas, odontológicas, escolas, cursos, serviços gerais, investimentos, padarias, confeitarias, produções agrícolas, borracharias, cabeleireiros e outros.
Para viver harmonicamente convém aos seres humanos adaptarem-se as nuances do Universo, viver como os outros seres vivos, em harmonia com a natureza e variações que as inter-relações do dia a dia lhe proporcionam. As gralhas, por exemplo, semeiam araucária incansavelmente sem saber quem irá comer os frutos do seu trabalho. Também as árvores trabalham incessantemente para a ecologia e garantem o ar abundante que respiramos.